Cultura

Lambe Sujo X Caboclinhos

Uma das maiores tradições Sergipanas é a festa dos Lambe Sujos X Caboclinhos que acontece na cidade histórica de Laranjeiras uma vez por ano, sempre no segundo domingo do mês de outubro.  A festa é um espetáculo cheio de cores, sons e história na qual os moradores se vestem como negros e indígenas e saem em cortejo homenageando à resistência dos negros escravizados na região que lutavam por sua liberdade.

Taieira

É uma dança-cortejo onde os participantes entoam cantigas religiosas e populares, dançando e tocando instrumentos de percussão acompanhando a festa de Nossa senhora do Rosário e de São Benedito, ambos são conhecidos como os santos padroeiros negros. Assim como o Reisado a Taieira é comemorada no dia de Reis.  E registros antigos da Taieira no Brasil datam do século XVIII, por ocasião das comemorações do casamento de Dona Maria I, realizadas em 1760, em Santo Amaro, na Bahia.

Festa dos Caretas

Realizada na cidade de Ribeirópolis, a festa dos caretas é um avento anual que acontece sempre uma semana antes do carnaval. No cortejo os participantes usam máscaras logo ao amanhecer e saem em cortejo acompanhados de uma banda de pífano, fazendo a alegria dos foliões e espectadores. Alguns costumam levar tintas, o que deixa a festa mais colorida e divertida. O festejo se tornou patrimônio cultural e imaterial de Sergipe.

Barco de Fogo de Estância

O Barco de fogo é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Sergipe. O barco de fogo é uma das maiores atrações dos festejos juninos do município de Estância. O artifício se movimenta sobre cabos de aço a partir da explosão de espadas feitas com pedaços de tabocas, envolvidas com cordão de algodão e preenchidas com pólvora. Da criatividade, surge os shows pirotécnicos confeccionados em madeira e paramentados com decorações visualmente atrativas.

São Gonçalo

É uma dança religiosa de origem portuguesa. A dança está ligada a crença de pagar promessas ao santo São Gonçalo. A roda de São Gonçalo é acompanhada de coreografias e danças de baião de viola.

Parafusos

É um grupo original do folclore da cidade de Lagarto, formado exclusivamente por homens, que representam a resistência e liberdade dos negros escravizados. O ritmo é marcado pelo compasso de tambores e triângulos.

Quadrilhas

Além das tradicionais comidas típicas do período junino, as quadrinhas são tradições do São João de Sergipe. Os grupos participam de concursos de quadrilhas e se apresentam na capital e em  praticamente todas as cidades do estado. A cultura junina contagia a todos e atrai o público para conferir os belíssimos figurinos dos quadrilheiros, as lindas coreografias e os gritos de guerra, entoados ao som do ritmo de xote, xaxado e baião.

Xilogravura

É uma herança da cultura portuguesa e uma técnica semelhante ao carimbo. No Brasil, se desenvolveu na literatura de cordel, pois consiste na criação de uma gravura, geralmente com elementos do sertão, para realizar a impressão de uma imagem esculpida em madeira, pincelada em tinta e selada em papel ou outro material.

Liretatura de Cordel 

Foi trazida ao Brasil através dos portugueses e difundida principalmente no Nordeste do Brasil. A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos, expostos para venda, pendurados em cordas ou cordéis.