Roteiros

Cânion do Xingó

O Cânion do Xingó é parada obrigatória para os turistas que viajam para as cidades de Maceió e Aracaju. Seus paredões alaranjados, banhados pelas águas do São Francisco, são o cartão-postal da região.

Serra de Itabaiana

Os pontos mais conhecidos do parque são o Poço das Moças, a Gruta da Serra, a Via Sacra, o Caldeirão, o Parque dos Falcões e o alto da Serra, que têm o segundo ponto mais alto de Sergipe, a 659 metros de altitude.

Serra da Miaba

Nos últimos anos, um dos lugares mais visitados por amantes de trilhas ecológicas é a serra da Miaba. Ela tem altitude de 630 metros e faz parte do Domo de Itabaiana, um complexo de serras muito antigas do ponto de vista geológico. A Miaba também faz parte do Polo das Serras, uma das regiões turísticas de Sergipe.

Catedral Metropolitana de Aracaju

Igreja Nossa Senhora da Conceição ou Catedral Metropolitana de Aracaju, foi construída em 1862, e inaugurada em 22 de dezembro de 1875. Tornou-se Catedral em 3 de janeiro de 1910. Sua arquitetura está ligada aos elementos marcantes do neoclassicismo e do neogótico com arcos ogivais.

Centro Cultural

O espaço inaugurado em 2014, em Aracaju, é uma das atrações do Marco Zero da cidade. Ocupando um prédio de meados do século XIX (com pé direito alto, grandes portas e até cofres), abriga uma biblioteca, um teatro e um cinema, além de salas dedicadas à história do Carnaval e às festas típicas de Sergipe.

Centro de Arte e Cultura J. Inácio

Situado na Orla da Atalaia, Aracaju, o local comercializa trabalhos assinados pelos principais artistas do Estado. Também é cenário de exposições temporárias.

Centro de Turismo 

O prédio, que data do século XX e que já abrigou a antiga Escola Normal, é tombado pelo patrimônio histórico e conserva traços da arquitetura neoclássica. o local é preenchido pela típica cultura e arte da cidade em forma de renda, de barro, crochê, palha, objetos em madeira e cerâmica, bem como de tantos outros artefatos produzidos e comercializados pela potencialidade criativa dos artesãos sergipanos.

Igreja e Colina de Santo Antônio

A Igreja de Santo Antônio é uma construção do séc. XIX, em estilo neogótico. Erguida no alto da Colina de Santo Antônio. Acredita-se que a Igreja foi o local onde se iniciou a formação do antigo povoado de Santo Antônio de Aracaju que primeiramente foi promovido a cidade e logo após, em 17 de março de 1855, à capital do estado.

Croa do Goré

É uma pequena ilha de areia amarelada que surge com o movimento da maré, localizada no rio Vaza-Barris.  Para chegar até o local é necessário fazer a travessia de lancha ou catamarã. 

Espaço Zé Peixe

Fundado em 2015 a partir de uma grande reforma do antigo terminal hidroviário de Aracaju, o espaço se tornou um ponto de referência no centro histórico da capital com o memorial que conta a história da vida do mais notável prático sergipano.

Feira do Turista

Fica situada na Orla de Atalaia, Aracaju, e oferece variados pontos de lojas de grande porte, boutiques, uma praça de alimentação com excelentes opções gastronômicas.

Ilha dos Namorados

É bem próxima à foz do rio Vaza Barris e possui uma ótima estrutura com um bar, esteiras, redes de vôlei, frescobol, mesas com guarda-sol, boias infláveis para as crianças e redes flutuantes no meio do rio.

Largo da Gente Sergipana

É um monumento localizado em Aracaju, que homenageia os movimentos culturais e a identidade do povo sergipano. O monumento consiste num total de oito estátuas, que representam, cada uma, diversas manifestações folclóricas típicas do estado de Sergipe.

Marinete do Forró

Decorado por dentro e por fora para deixar o visitante no clima do passeio, a Marinete do Forró conta com poltronas de madeiras forradas com tecido de chita de estampas coloridas, chapéus de palha, imagens dos santos juninos, bandeirolas e balões que remetem à época do ano que todo mundo gosta: São João.

A Marinete faz o itinerário passando pela Orla de Atalaia, Mirante da 13 de julho, seguindo pela avenida Beira Mar até os mercados municipais. Depois, o destino é o Centro de Artesanato Chica Chaves, na Orlinha do Bairro Industrial. A Marinete vai ainda até a Colina do Santo Antônio, marco zero da cidade.

Mercados Centrais

É um complexo que envolve os Mercados Talles Ferras, Albano Franco e Virgínia Franco. Lá, você poderá desfrutar da culinária sergipana, do artesanato, além da compra de frutas, peixes e temperos locais.

Mirante da 13 de julho 

Apesar de não ser muito alto, o Mirante da 13 de Julho oferece uma vista bonita da cidade, mostrando o encontro do Rio Sergipe com o mar, além do manguezal que margeia o rio e é abrigo de centenas de garças brancas.

Mundo Maravilhoso da Criança

É um parque infantil estruturado que fica na orla da Atalaia, Aracaju

Museu da Gente Sergipana

É um museu localizado na cidade de Aracaju, Sergipe, inaugurado em 26 de novembro de 2011. Abriga um espaço multimídia de última geração, comparável ao Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo.

Oceanário

É o primeiro oceanário do Nordeste e abriga mais de 50 espécies de animais marinhos, dulcícolas e de grandes profundidades.  

Orla da Atalaia

Os Arcos da Orla de Atalaia são um dos cartões postais mais famosos da cidade de Aracaju e do estado de Sergipe. Símbolo maior do local, ficam na calçada da praia de mesmo nome e são um ponto turístico importante do município.

Orla pôr do Sol

É um ponto turístico de Aracaju, localizada às margens do Rio Vaza-Barris, na região do Mosqueiro, Zona Sul da cidade.

Palácio Museu Olímpio Campos

É um palácio localizado em Aracaju, inaugurado em 1863. O prédio foi a sede do governo do Estado de Sergipe até 1995. Em 2010 foi transformado em um museu. O imperador Dom Pedro II visitou o palácio, ainda em obras, em 10 de janeiro de 1860.

Parque da Sementeira

Área verde com museu de ciências, planetário, luzes decorativas e caminhos ladeados por palmeiras.

Passarela do Caranguejo

Área agitada com bares, restaurantes e vista para o mar, conhecida pela estátua de caranguejo na calçada.

Ponte do Imperador

Pier às margens do Rio Sergipe, inaugurado em 1860, para a chegada do Imperador Dom Pedro II a Aracaju.

Praça Fausto Cardoso

É um logradouro de Sergipe que tem sua localização no centro de Aracaju, com vista para o rio Sergipe, contemplando os poderes Legislativo e Judiciário, além do Palácio Museu Olímpio Campos e a Escola do Legislativo. Na praça se encontra também, ao centro, a primeira estátua pública de Sergipe: a de Fausto Cardoso. O espaço público foi erguido em 1857 e leva o nome do influente político sergipano.

Praia da Aruana

É a primeira saindo de Aracaju em direção ao litoral sul. Extensa, com areia bem clara e um mar azulado, ela é tranquila e fica vazia durante a semana. Tem uma boa estrutura, com várias barracas espalhadas ao longo de seus quilômetros de litoral. O mar não é agitado e a areia é bem compacta, boa para caminhadas.

Praia do Refúgio

Ela é literalmente um refúgio para os amantes da natureza. Ótima para relaxar, alterna trechos desertos com os grandes condomínios e as casas de veraneio. Tem toda uma infraestrutura para receber bem os visitantes, para que se aproveite o máximo do local.

Praia do Robalo

De clima agradável e mediana extensão, costuma receber um bom número de turistas todos os anos, que aproveitam para passar bons momentos durante as férias. É uma boa opção para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Conta com uma grande faixa de areia dourada batida, o mar é levemente agitado, podendo apresentar medianas ondas.

Teleférico

O passeio por cima da Mata Atlântica, para o ponto mais alto do Parque da Cidade, onde se tem uma vista privilegiada da capital Aracaju.